Depoimentos

Tathiane Nascimento

Posso falar que hoje sou colega de Philippe Jardim graças a sua contribuição com a correção de questões de segunda e terceira fases. As questões são elaboradas de forma que o candidato possa sempre se sentir fazendo a prova do concurso. As correções são bastante minuciosas e buscam sempre mostrar ao candidato a melhor forma de responder as perguntas, conforme a especificidade inerente ao concurso do MPT. Além disso, Philippe é um colega bastante atuante, de forma que se encontra sempre atualizado em relação às questões mais caras ao órgão e que, porventura, possam cair na prova. Certamente se eu tivesse que fazer o concurso hoje, recorreria às correções novamente. Agradeço ainda pela paciência, pois durante os estudos, muitas vezes recorri a Philippe e ele respondia prontamente sempre que tinha tempo. Abraços e espero nos encontrarmos em breve!

Aprovada no XIX Concurso do MPT

Juliana Mafra

A importância do professor Philippe para a minha aprovação no Concurso para Procurador do Trabalho ocorreu antes de eu começar a estudar no MPT Grupo de Estudos. Durante a preparação para o XIX Concurso, recebi um arquivo feito pelo professor, “Como passar no concurso do MPT”. O conteúdo dele foi decisivo para a minha aprovação na primeira fase daquele concurso. Eu li e reli esse documento várias vezes durante a minha trajetória. A história de Philippe, contada nele, é muito inspiradora. Para o XX Concurso, fiz o intensivo de questões discursivas. Foram quatro questões de grande valor para o meu aprimoramento. Philippe me ajudou a abordar os temas de forma mais objetiva, a responder diretamente o que o examinador espera. Além disso, foi incrível ver na prova discursiva uma questão sobre greve ambiental, pois Philippe havia dado uma pergunta sobre esse tema em seu curso! Fiz, também, o curso presencial para a prova oral com o MPT Grupo de Estudos. O curso foi excelente, tanto em relação à metodologia, quanto ao conteúdo das questões formuladas. Os alunos foram submetidos a um primeiro simulado já no início do curso. Isso foi ótimo para que as dificuldades fossem reconhecidas e ao longo das aulas pudéssemos buscar soluções. Com relação ao conteúdo, as perguntas formuladas pelos professores foram do mesmo nível de dificuldade da prova oral do MPT, incluindo perguntas sobre a atuação prática. Outra coisa importante desse curso foi poder assistir aos simulados de todos os outros colegas. Aprendi muito vendo os amigos que se saiam bem, que falavam com naturalidade. Mudei completamente minha concepção de prova oral. Eu pensava que a prova oral era como um discurso. Nessa oportunidade, percebi que é uma conversa com o examinador, em que há uma interação constante com a banca. Além de tudo isso, o professor Philippe é sempre muito solícito para tirar dúvidas e, ainda, compartilha informações relevantes sobre direito e, especificamente, sobre a atuação do MPT. Sem dúvidas, eu nunca esquecerei o quanto tudo isso foi importante para a minha aprovação. Muito obrigada!


Aprovada no XX Concurso do MPT

Edson Beas Rodrigues Junior

A aprovação em um concurso extremamente concorrido e rigoroso como o para provimento de cargos de Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho é uma construção laboriosa, que demanda a colaboração de muitos amigos, conhecidos e desconhecidos. Ninguém se engane: não se alcança a aprovação sozinho. Philippe Jardim certamente foi um dos colaboradores nesta construção. Seu bom senso, rigor, senso crítico aflorado e amor ao detalhe me auxiliaram no processo de burilamento intelectual que me conduziu à aprovação no XX concurso do MPT. Deixo aqui o meu obrigado pelo seu auxílio e disponibilidade durante a caminhada.


Aprovado no XX Concurso do MPT

Carlos Lopes Oliveira

Não hesito em afirmar que o MPT Grupo de Estudos contribuiu de maneira significativa para a minha aprovação no XX Concurso para Procurador do Trabalho. As perguntas propostas, assim como os debates por meio do grupo de WhatsApp, proporcionaram a necessária familiaridade com os temas mais comuns ao certame, sempre buscando desenvolver o senso crítico e as capacidades de cada um, sem recorrer a formulas prontas. As correções, feitas por áudio e de maneira pormenorizada, fazem parecer com que o professor Philippe estão ali ao seu lado lendo suas respostas e te auxiliando a identificar os pontos que precisam ser reformulados, ressaltando também aquilo que já está satisfatório. A insistência do Philippe pela elaboração do “boneco”, ou esqueleto, também foi essencial para a incorporação desse tão importante hábito nas respostas.


Aprovado no XX Concurso do MPT

Lucas Santos Fernandes

Em um modesto relato agradeço ao professor e agora colega Philippe. O MPT Grupo de Estudos foi vital para minha preparação para enfrentar a prova oral do MPT. E, desde antes, foram ótimos ao dar dicas quentes para as fases anteriores. O professor Philippe imortaliza a escada argumentativa da prova discursiva com o famoso boneco. Obrigado pelos ensinamentos!


Aprovado no XX Concurso do MPT

Gustavo Athaide Halmenschlager

A participação do professor Philippe foi fundamental na minha aprovação no 20º Concurso para Procurador do Trabalho. As questões são estrategicamente formuladas pelo Philippe, visando ao desenvolvimento do aluno na confecção das respostas. Com uma correção crítica e detalhista, o Philippe costuma variar a técnica exigida nas questões, às vezes deixando que o aluno responda em número ilimitado de linhas (como na prova do concurso) e, por vezes, exigindo que o aluno responda com limitação de linhas. Neste último caso, também se estabelece um tempo mais exíguo do que o normal para responder, simulando um momento da prova em que estamos lutando contra o relógio (o que acontece mesmo!). Tudo isso foi fundamental para que eu conseguisse realizar uma prova segura, tanto no que tange à exposição do conteúdo como no que concerne à administração do tempo. A possibilidade de acompanhar as respostas dos colegas também foi fundamental. É impressionante como podemos aprender com os colegas, e a forma como está estruturado o MPT Grupo de Estudos permite isso, de forma extremamente eficaz! Agradeço imensamente ao Philippe pelo senso crítico nas correções, pelo seu perfeccionismo e, também, por sempre valorizar os pontos positivos, o que sempre me impulsionou a melhorar meu desempenho e acreditar que o sonho de ser Procurador do Trabalho seria possível! Dessa forma, recomendo, com muita segurança, o MPT Grupo de Estudos a todos aqueles que almejam ingressar na carreira do Ministério Público do Trabalho, registrando, aqui, o meu sincero agradecimento aos professores, sem os quais dificilmente eu teria logrado êxito no concurso!


Aprovado no XX Concurso do MPT

Camilla Mello

Tenho muito a agradecer à equipe do MPT Grupo de Estudos por esse curso, que foi um dos diferenciais na minha aprovação. É um curso especificamente voltado ao concurso do MPT, o que considero muito importante. Os professores são muito atenciosos, solícitos, comprometidos com a evolução dos alunos e, claro, com a aprovação. Também é notável o nível de detalhamento das correções de questões e peças, por áudios individualizados, com inúmeras sugestões de melhoria e aperfeiçoamento. As questões e peças são sempre atualizadas e inéditas, tendo como norte os temas principais que são discutidos no âmbito da instituição. Enfim, só tenho elogios e agradecimentos ao curso!


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Claudio Cobas

O MPT Grupo de Estudos contribuiu decisivamente para a minha aprovação no concurso do MPT. Mesmo como aluno ouvinte, o acesso aos materiais, discussões em grupo, áudios e respostas dos colegas permitiu a evolução contínua na técnica de escrita das respostas e na consolidação do conteúdo essencial para o concurso. Os professores são muito bons e sempre solícitos a tirar dúvidas. As questões são atuais e envolvem elementos do dia a dia dos procuradores do trabalho. Os materiais são bastante completos e atualizados.Com certeza recomendo o MPT Grupo de Estudos para aqueles que desejam se tornar procuradores e procuradoras do trabalho e agradeço aos professores Philippe, Gustavo e Tiago por terem conduzido o curso tão bem, com questões tão desafiadoras e completas, e auxiliado no meu caminho para aprovação!


Aprovado no XXI Concurso do MPT

Daniela Bastos Moutinho e Silva

O MPT Grupo de Estudos é uma das melhores opções de cursos de treinos de discursivas. Enquanto aluna ouvinte durante o ano de 2018, logo no início da minha preparação, senti um avanço tremendo. É que eu não sabia nada de quase nada das temáticas específicas e cada rodada parecia vir de marte. No começo, sem saber se as questões eram de comer ou passar no cabelo, acabei assimilando grande quantidade de informações em um curto espaço. Muitos temas, muito material complementar. Também, aproveitei bastante o grupo de whatsApp, engajando-me nos frequentes debates. Posteriormente, também fui aluna do professor Philippe nos simulados de prova oral, o que, mais uma vez, trouxe muita densidade de conteúdo e de técnica em um curto tempo. Fez muita diferença para ser aprovada mais rapidamente, já que o curso espelha bem o certame e já poupa horas de pesquisa com gabaritos enxutos e precisos.


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Elysa Tomazi

O MPT Grupo de Estudos é um importante aliado para os estudos de todos que desejam prestar o concurso do MPT. As rodadas semanais trazem discussões atuais e relevantes sobre os mais variados temas de interesse do MPT, sempre acompanhadas de ótimos espelhos e materiais complementares. Mesmo sem correção individual, o acesso aos materiais e às respostas dos colegas fornecem o conteúdo e as informações necessárias para o estudo. Além disso, os debates que ocorrem no grupo de WhatsApp são de alto nível, permitindo o compartilhamento de dúvidas e a consolidação de conteúdo. A dedicação dos professores envolvidos no grupo é nítida: todos estão disponíveis e acessíveis aos alunos e demonstram extremo comprometimento com o objetivo do grupo de estudos. Por fim, as rodadas de correção individual com o professor Philippe também são um diferencial, pois agregam, de forma detalhada e individualizada, todos os principais aspectos que auxiliam na melhor elaboração de uma resposta de 2ª fase. Recomendo demais o MPT Grupo de Estudos e agradeço aos professores e aos colegas do grupo por terem contribuído diretamente com a minha aprovação!


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Franciele D’Ambros

Conheci o MPT Grupo de Estudos no final do ano de 2019, pouco antes da publicação do edital do XXII Concurso do MPT. O curso superou minhas expectativas em diversos aspectos. Para começar, os temas são estrategicamente escolhidos, retratando a realidade com que se depara um Procurador do Trabalho, assim como todos os assuntos que são novidade. O material que acompanha os espelhos é cuidadosamente selecionado, fazendo com que se obtenha profundidade e economia de tempo. Para além disso, as discussões levantadas no grupo, seja por provocação dos professores, seja por questionamentos realizados pelos próprios alunos, são de altíssimo nível, fazendo com que se aprenda muito.Em especial, destaco as considerações do professor Philippe, que sempre frisou ser possível a aprovação na segunda fase do concurso sem a necessidade de utilização de autotextos. Para muitos a técnica funciona, mas não era assim para mim. Com o MPT Grupo de Estudos, senti-me segura para elaborar minhas respostas sem o uso da técnica, o que apenas confirma que não existe uma fórmula pronta para a aprovação. É necessário autoconhecimento.Para a prova oral, considero que os simulados com o professor Philippe foram fundamentais para minha aprovação. Utilizei muitos dos seus ensinamentos na minha prova. Os simulados retratam os piores cenários possíveis, preparando-nos psicologicamente para tanto, razão da sua importância.Por fim, gostaria de externar minha gratidão ao curso e, em especial, ao professor Philippe, que além de compartilhar seu conhecimento e sua experiência como Procurador do Trabalho, sempre se mostrou muito solícito. Obrigada por tudo! Espero encontrá-lo dentro de alguns anos na PRT4!


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Isabela Caldeira Lima

O MPT Grupo de Estudos foi muito importante na minha preparação para o concurso do MPT! O curso conta com excelentes professores, material atualizado com questões de temas atuais e relevantes, correção minuciosa e pontual, debates e dúvidas em grupos de WhatsApp – que auxiliam demais na aprovação do concurso! Muito obrigada por todo ensinamento e todo apoio professores Philippe, Gustavo e Tiago.  Com carinho, Isabela.


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Luciana Correia da Silva

Ingressei no MPT Grupo de Estudos, como aluna ouvinte das correções de discursivas e peças, um ano antes das datas das provas da 2ª e da 3ª fase. Foi meu primeiro cursinho especializado para o MPT (antes estudava por materiais próprios). E vejo hoje que foi o primeiro passo para minha entrada no “modo concentração e dedicação” que esse ano exige. Em primeiro lugar, pelo grupo do WhatsApp com as/os demais alunas/os que o curso inclui. Ter contato diário com debates, dúvidas e colegas que estão enfrentando o mesmo desafio foi essencial para a minha concentração. Favoritava diversas mensagens contendo temas polêmicos e atualizações importantes e as revisava nas vésperas das provas. Meu WhatsApp passou a ser fonte de estudo.Em segundo lugar, os conteúdos em si dos espelhos de correção são uma verdadeira aula sobre cada tema. Usei como material base principal para minha preparação. Adicionava comentários e reflexões aos meus arquivos, salvava em categorias para revisar por temas posteriormente, extraía as fontes normativas mencionadas e fazia meus próprios “resumos dos resumos”. Li cada espelho quatro, cinco, seis vezes antes das provas. A cada vez pegava um detalhe interessante que tinha passado despercebido anteriormente. O material é extremamente rico e, para mim, candidata de primeira viagem, formou minha base. Me permitiu organizar, em um período não muito longo, grande parte das matérias mais caras à atuação do MPT, entendê-la e me apaixonar ainda mais pela instituição.Assim, com certeza o MPT Grupo de Estudos foi absolutamente essencial na formação da minha bagagem para a aprovação! Quando lia alguns depoimentos dos concursos anteriores, ficava com a impressão de que seria muito difícil ser aprovada sem passar por algumas tentativas antes. O MPT coleciona diversas histórias lindas de resiliência e persistência, pelas quais tenho profunda admiração. Mas venho aqui, com esse depoimento, tentar contribuir com àquelas e aqueles que precisam acreditar que é possível já no próximo, já agora. Me apeguei ao material do curso – como uma das melhores decisões da minha preparação – como uma chance de me convencer também de tal possibilidade e, então, obter a aprovação já no XXII Concurso. Meus mais sinceros agradecimentos a todos os professores do curso que permitiram que se tornasse realidade!


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Mariane Moterani Silva

O curso do MPT Grupo de Estudos foi muito importante para minha aprovação, sobretudo pelas questões inéditas e atuais. Os espelhos com o gabarito e com o apontamento dos links para aprofundamento me ajudaram bastante nos assuntos que tinha mais dificuldade.Como aluna ouvinte realizava a questão da semana e depois aguardava o espelho e correção dos colegas que tinham a questão corrigida.No grupo de WhatsApp há debates relevantes que auxiliam a compreensão do posicionamento do MPT, tornando o aprendizado mais prático também.


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Juliana de Oliveira Góis

Eu já havia feito o curso do MPT Grupo de Estudos com o professor Phil no XXI concurso e tive a oportunidade de ter a correção detalhada e artesanal do professor, parágrafo por parágrafo, o que me permitia enxergar os erros e os pontos a melhorar.Mas no XXII concurso o que fez total diferença na minha aprovação foram as RICOS – Rodadas Intensivas de Correção Online. Além da correção, a conversa com o professor ao vivo fez com que várias fichas caíssem na minha cabeça.O professor Philippe insiste e com razão para que identifiquemos a centralidade temática da pergunta, e isso não é fácil, mas numa prova que o tempo é o grande inimigo, a importância de gastar as linhas com o ponto que o examinador quer, muda tudo. Por isso a importância do boneco. Destaco também as discussões do grupo de WhatsApp, inclusive uma questão da prova foi objeto de discussão. Com o professor Philippe aprendi a responder como se Procuradora do Trabalho já fosse, e deu certo!Para o exame oral o curso também foi fundamental na minha aprovação. Gratidão, professor Philippe e MPT grupo de Estudos, o curso foi essencial para a minha aprovação.


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Ana Lúcia Stumpf Gonzalez

Futuros colegas, um dos pontos que considero tenha sido fundamental para minha aprovação (considerando inclusive que foi meu primeiro concurso do MPT) foi o treinamento intenso de questões e peças e, nesse sentido, a prática com a ajuda do professor Philippe foi muito importante. De nada adianta tentar ler uma tonelada de material e não praticar. Dosar o tempo e aprender a raciocinar sob pressão, com olho no relógio, escrever à mão. Tudo isso fez a diferença para mim e certamente vai fazer para você também.


Aprovada no XIX Concurso do MPT

Tatiana Amormino

Conheci o MPT Grupo de Estudos já estava na fase oral. As referências que tive do curso presencial para tal fase foram as melhores e todas as expectativas foram atendidas e superadas. A formatação do curso foi excelente e ficou evidenciado todo o cuidado para que os alunos tivessem a melhor preparação possível em poucos dias, possibilitando uma evolução muito significativa e visível de todos do primeiro para o último dia. Além do profissionalismo impecável, a atenção com os alunos tornou aqueles dias, complicados do ponto de vista emocional, em momentos que guardarei com carinho, na memória, como o primeiro encontro com futuros colegas e amigos Procuradores do Trabalho. A competência e o conhecimento de ambos transbordaram durante todos os dias de curso, em que demonstraram profundo conhecimento sobre diversos assuntos, em especial a respeito dos temas relevantes para o MPT, o que foi de extrema importância para minha aprovação na prova oral e, sem dúvidas, teria contribuído muito se tivesse tido a oportunidade de fazer o curso para a 2ª e 3ª fases. Foram dias de intenso aprendizado e de muito apoio – inclusive com a presença do Prof. Philippe na minha prova oral -, pelos quais sempre serei grata a eles! Assim, recomendo, fortemente, a participação no MPT Grupo de Estudos aos que almejam a aprovação no cargo de Procurador(a) do Trabalho, por ter certeza de que os professores contribuirão muito para a concretização de tal sonho! Obrigada por tudo!


Aprovada no XX Concurso do MPT

Luísa Anabuki

Quando conheci o curso intensivo do MPT Grupo de Estudos já tinha feito outros, mas sentia que ainda precisava de um acompanhamento e resolvi tentar. Gratíssima surpresa! As correções individualizadas são todas feitas com muita dedicação. É um curso com uma capacidade impressionante de detectar temas e questões relevantes e que se refletem na prova e de ensinar a ter consciência do que é imprescindível para uma boa resposta. Em uma prova em que muitos candidatos não conseguem concluir, ter o olhar treinado para encontrar o essencial é determinante. O professor Philippe mostra o caminho da eficiência. Já teria valido a pena fazer o curso pelas correções de questões subjetivas, mas não tenho dúvida de que o curso de prova oral consegue ser ainda mais surpreendente. Com uma didática muito própria, é possível em três dias extrair o melhor de cada um, lembrando a importância de ser natural e demonstrar perfil e vocação. Preocupações que foram refletidas, depois, nas avaliações da banca. Se eu pudesse dar um conselho para todos os que estão estudando para concurso, seria: o seu bem mais valioso é o tempo. Para alcançar a aprovação, nós fazemos grandes investimentos emocionais e financeiros, mas o maior investimento é o tempo que dedicamos a essa trajetória. É importante, então, perceber como é essencial investir muito bem o tempo que se tem, seja muito pouco ou bastante. E uma das escolhas que impactam nisso é a dos cursos que faremos e, no caso do MPT, dos guias que escolheremos para nos acompanhar. Dentre as minhas excelentes escolhas, não tenho qualquer dúvida de que o MPT Grupo de Estudos é das principais. Obrigada, Philippe!!


Aprovada no XX Concurso do MPT

Anderson Reichow

Os alunos de Philippe Jardim são “quase-procuradores do trabalho”. Entendam-me bem: a maioria dos aprovados no 20º concurso tiveram lições com ele, e todos os colegas aprovados com quem travei contato sabem reconhecer a sua reputação. Confiar minha preparação às suas orientações foi dos maiores acertos que tive. Em poucas semanas (exatamente seis), eu reuni informações preciosíssimas e diretamente responsáveis pela minha aprovação na segunda fase, de modo que me parece ser uma virtude do curso a vocação para antecipar, se não uma questão por inteiro, diversos temas efetivamente cobrados nas provas. Contei com o acompanhamento do MPT Grupo de Estudos até os últimos instantes da preparação para a prova oral e a certeza que cultivo é que se os tivesse conhecido antes, teria sido menos difícil. Fico feliz pela aprovação e por poder atestar a todos que me procuram que os cursos do MPT Grupo de Estudos são mesmo muito recomendados.”


Aprovado no XX Concurso do MPT

Leonardo Lobo Acosta

Desde 2012 o Ministério Público do Trabalho entrou em minha vida e nunca mais saiu. Assim que tive maior contato com a área de atuação do MPT e com as pessoas que integram a carreira, coloquei em minha cabeça que não descansaria até me tornar Procurador do Trabalho. O melhor cargo da República! E assim foi. A primeira batalha foi no 17º concurso, com reprovação por um ponto na primeira fase. No 18º, a derrota foi na terceira. No 19º, na segunda. E, por fim, no 20º logrei êxito! A vitória chegou depois de muito sacrifício e pensamento positivo. Valeu a pena! Muitos me perguntam qual foi o diferencial para a aprovação. O que mudei em termos de preparação em relação aos certames anteriores. Pois bem. Além de toda a experiência e conhecimento adquirido ao longo desses quase seis anos de estudo, algumas escolhas feitas para o 20º concurso, que não tinham sido feitas antes, foram o diferencial. Dentre elas, menciono com bastante convicção a inscrição nos cursos de provas discursivas e fase oral do MPT Grupo de Estudos com o Professor e Procurador do Trabalho Philippe Jardim. Além de toda a experiência que adquiriu ao longo de longa sua carreira no MPT, refletida nas valiosas ponderações feitas nos áudios de correção, espelhos de resposta e, presencialmente, nos simulados de prova oral, o professor Philippe conseguiu incutir em minha mente algo muito importante para a resolução das questões que seriam cobradas ao longo do certame: FOCO na pergunta, com a elaboração de resposta PERTINENTE ao que foi questionado. Isso parece algo simples, mas não é. Muita gente, como eu inclusive (após longos anos de estudo), tem conhecimento bastante aprofundado sobre boa parte do Edital. Contudo, na hora de responder, não responde o que foi perguntado, ou responde, mas apenas de forma tangencial, indo para caminho que não é o almejado pelo examinador. Às vezes, de forma inconsciente, somos levados a responder a uma pergunta tentando dar ênfase àquilo que conhecemos mais, despejando bastante conteúdo que, não obstante seja correto, não atinge o alvo do questionamento, o que leva à diminuição da nota atribuída. Com o MPT Grupo de Estudos, passei a focar nesse aspecto, forçando-me a ler várias vezes o enunciado, de modo a extrair exatamente o que é desejado pelo examinador, aumentando exponencialmente as chances de uma nota maior. Em suma, além do conhecimento aprofundado acerca das áreas temáticas de atuação do MPT, tenho como diferencial em seus cursos a estratégia que é ensinada para a elaboração das respostas, de modo que o candidato sempre mantenha o foco na pertinência dessas com os questionamentos feitos. Enfim, sou muito grato ao professor Philippe por todo o conhecimento que adquiri ao longo da preparação para o 20º Concurso do MPT, tendo sido um dos diferenciais para ingressar nessa linda carreira.


Aprovado no XX Concurso do MPT

Danilo Oliveira Lima Teixeira

Depois da reprovação na 3ª fase do XX Concurso do MPT, e analisando possibilidades de melhoria na preparação, tive a convicção de que seria interessante ter um acompanhamento mais próximo, com correções semanais, para que pudesse potencializar minhas chances de aprovação. A partir disso, resolvi me matricular no MPT Grupo de Estudos e não tenho dúvidas do quanto essa decisão foi fundamental para que eu fosse aprovado no XXI Concurso.As questões e peças elaboradas semanalmente são afinadas com os temas prioritários do MPT e com as discussões que estão em voga no momento, bem como trazem o perfil do que é esperado pelas bancas examinadoras do concurso. É importante ter em mente que o concurso do MPT tem especificidades que o diferenciam de outros concursos da área trabalhista, o que exige do candidato não apenas conteúdo jurídico, mas também a visão e o raciocínio necessários para desenvolver adequadamente as respostas. E tais pontos são reforçados constantemente pelos professores, seja nos áudios de correção, seja por meio das dúvidas sanadas e dos ricos debates travados no grupo de WhatsApp, com certeza o melhor de que já participei.O acompanhamento na preparação da prova oral também foi excelente, com o professor Philippe abordando diferentes circunstâncias de prova e perfis de examinadores, além de apontar os principais aspectos positivos e pontos a serem melhorados pelo aluno, de modo a maximizar o desempenho nessa etapa. Ressalto ainda o cuidado e a atenção ao passar a confiança e a tranquilidade necessárias para enfrentar essa fase, bem como a sua disposição para fazer o que estivesse ao seu alcance para ajudar.Enfim, foram mais de 2 anos de preparação com o MPT Grupo de Estudos e só tenho a agradecer pelo auxílio e incentivo de toda a equipe ao longo desse período. Muito obrigado!


Aprovado no XXI Concurso do MPT

Fernanda Barreto Naves

Conheci o MPT Grupo de Estudos por meio de indicação de colegas, já durante o XXII concurso. Eu procurava um curso direcionado para a segunda e terceira etapas, e ingressei como ouvinte. Já ao acessar a primeira rodada fiquei impressionada com a qualidade do curso: questões e peças bem elaboradas e pertinentes, correções detalhadas e material de apoio completo e atual. Resolvi, então, comprar algumas rodadas antigas e com isso consegui reunir um amplo acervo sobre os principais temas afetos ao MPT, o que foi essencial à minha aprovação!Além disso, o professor Philippe e os demais membros da equipe sempre foram bastante atenciosos e estavam disponíveis para solucionar todas as nossas dúvidas.O curso com certeza contribuiu não apenas para me fornecer conteúdo para a prova, como também para acrescentar na minha formação humanística e fortalecer minha convicção no sentido de me tornar procuradora do trabalho.


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Igor Souza Gonçalves

Conheci tardiamente o MPT Grupo de Estudos, de tal modo que participei dele como ouvinte por apenas um mês ao longo da preparação para a segunda e terceira fase do MPT. Isso não significa que o curso não tenha me ajudado. Muito pelo contrário. Justamente no mês que eu participei, foi abordada a peça do Recurso de Revista, que caiu na terceira fase do MPT. As “melhores respostas” e os áudios do professor Philippe me ajudaram muito a fazer uma boa peça na terceira etapa! Outro detalhe que me chamou a atenção foram os diferentes testes com variações no tempo de prova e número de questões para a segunda etapa, além do zelo na correção das respostas. Recomendo fortemente!


Aprovado no XXI Concurso do MPT

Joali Ingracia Santos de Oliveira

Descobri o curso MPT Grupo de Estudos para 2ª e 3ª fases do concurso de procurador e procuradora do trabalho por meio de uma colega de estudos.Ela falou muito bem do curso, então resolvi contratar e conhecer o material.O curso contava com espelho, acesso às respostas e áudios de correção dos colegas do curso e material de apoio. Mesmo eu tendo contratado o curso sem correção, escutar os áudios dos colegas com correção foi essencial para identificar os meus erros nos erros dos colegas e seguir os conselhos dos professores para melhorar.As rodadas sempre são bastantes atuais e direcionadas para o que importa para o concurso e para a gente formar a nossa base para ser um ou uma futura procuradora do trabalho.Todo o material do curso e a disponibilidade dos professores para tirar todas as minhas dúvidas contribuíram bastante na minha trajetória para passar no 21º Concurso.Sou muito grata por ter tido o privilégio de contar com o Philippe, Gustavo e Tiago como professores na minha preparação.


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Luiza Barreto Braga Fidalgo

As orientações dos professores do MPT Grupo de Estudos foram fundamentais para um adequado direcionamento dos estudos, contribuindo para todas as etapas de minha aprovação.Os gabaritos de segunda e terceira fases eram objetivos, mas densos, na medida certa para que assimilássemos o conteúdo de forma aprofundada e célere. Os textos de apoio de cada uma das rodadas eram excelentes, facilitando a busca por materiais confiáveis de aperfeiçoamento dos estudos.As discussões em áudios e textos também no grupo de WhatsApp enriqueciam e contextualizavam os conhecimentos apreendidos, sobretudo da parte prática, de modo a suprir uma grande dificuldade que eu tinha.Agradeço, especialmente, ao curso e simulados para a prova oral, feitos com professor Philippe, que muito contribuíram para ajustarmos a postura e técnicas de oralidade sem nos descuidarmos do conteúdo. Recomendo muito os cursos!


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha

É possível estudar sozinho para a 1ª fase, mas para a 2ª e 3ª eu diria que é muito difícil, praticamente impossível. E o MPT Grupo de Estudos foi, sem sombra de dúvidas, o grande divisor de águas na minha preparação para essas etapas, contribuindo em torno de 50% para o meu êxito. As rodadas semanais criam o compromisso do treinamento contínuo, e servem também como mote para o estudo aprofundado de algum assunto relevante. Áudios de correção repletos de dicas, espelhos de correção completíssimos, respostas valiosas dos demais colegas e materiais complementares de estudo dão um vasto arsenal para o aluno desenvolver a técnica e, ao mesmo tempo, entrar em contato com praticamente todos os temas mais importantes do MPT. O grupo de WhatsApp é um curso à parte. Os professores (e os demais colegas) sempre trazem notícias e tiram dúvidas, num ambiente democrático de construção coletiva do conhecimento. Além disso, os professores sempre trazem um pouco da sua experiência profissional para enriquecer o estudo. Em suma, só tenho a agradecer pela excelente preparação!


Aprovado no XXI Concurso do MPT

Michéle da Rocha

O concurso do MPT exige preparação com professores que dominem a realidade da instituição, pois as provas, em todas as fases, têm como foco o exercício das funções.Os professores Philippe e Gustavo estão absolutamente conectados com os temas prioritários do MPT.Fui aluna do curso da primeira à última rodada, e devo minha aprovação à atualidade das questões e à excelência do material complementar, que compôs um dos meus arsenais de estudo.Além disso, o curso dispõe de grupo de WhatsApp no qual os professores trazem para debate os assuntos mais palpitantes da instituição, mantendo os alunos permanentemente sintonizados com o MPT.Philippe e Gustavo também me acompanharam na preparação para a prova oral, contribuindo de forma determinante para minha aprovação!


Aprovada no XXI Concurso do MPT

Eduardo Rodrigues do Nascimento

O concurso para Procurador do Trabalho é extremamente concorrido e composto por diferentes etapas, cada qual com suas peculiaridades e dificuldades intrínsecas, o que torna imperiosa uma preparação sólida, progressiva e especializada.Conheci o MPT Grupo de Estudos durante a preparação para a prova oral do MPT (21º Concurso), após receber a recomendação de capacitados colegas que faziam os cursos de 2ª e 3ª fase, e considero que as aulas que fiz com o Professor Philippe foram essenciais para minha evolução como estudioso do Direito e para minha aprovação final no certame. Além do profundo conhecimento teórico transmitido, o curso tem o grande diferencial de ser ministrado por Procuradores do Trabalho com elevada experiência na atuação finalística do MPT, propiciando ao aluno o estudo minucioso de questões jurídicas que não são encontradas em livros tradicionais (algo essencial para a aprovação em um concurso tão especializado).Para além da qualidade do curso, exalto a postura amiga, atenciosa e acolhedora do Professor Philippe e de toda a equipe, sempre dispostos a contribuir para a evolução técnica e pessoal do aluno.Por todos esses motivos, recomendo fortemente que todo postulante ao cargo de Procurador do Trabalho conheça e invista em algum dos cursos ofertados pelo MPT Grupo de Estudos, com a certeza de que tal investimento fará a diferença para a aprovação.Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos do MPT Grupo de Estudos.


Aprovado no XXI Concurso do MPT

Daniel Carvalho Oliveira

O concurso para Procurador do Trabalho foi um grande desafio, felizmente superado após anos de dedicação e perseverança! O curso do MPT Grupo de Estudos foi muito importante para minha aprovação na prova oral. Por meio dele, pude desenvolver minhas habilidades e adquirir a necessária confiança para encarar essa última fase final do concurso, esta fase que é um verdadeiro momento de transformação tanto profissional como pessoal de cada candidato.A dedicação do professor Philipe e de todos os professores envolvidos foi essencial ao passar a tranquilidade nesse momento de desafio e ansiedade. Sou muito grato não somente pelo repasse de conhecimento jurídico, mas também pela disponibilidade da equipe do curso do MPT Grupo de Estudos, sempre disposta a auxiliar os alunos naquilo que fosse preciso! Recomendo muito o curso para aqueles que pretendem prestar o concurso para Procurador de Trabalho. Se pudesse dar um conselho para cada um, diria: não desista do seu sonho, o MPT o espera!


Aprovado no XXI Concurso do MPT